Total de visualizações de página

domingo, 28 de agosto de 2011

Diplomata chama indianos de "sujos e escuros" e causa mal-estar


PROPOSTA DE CARTA.


DE SÃO PAULO
Uma diplomata americana na Índia causou um mal-estar diplomático depois de dizer na sexta-feira que a falta de banho a deixou com a pele "suja e escura" dos indianos, segundo informação do jornal indiano "Economic Times".
"Eu estava em uma viagem de Delhi para Orissa que deveria durar 24 horas. Mas depois de 72 horas o trem não chegou até o destino... e minha pele ficou suja e escura como a dos indianos", disse a vice-cônsul americana, Maureen Chao.
No discurso à Universidade SRM, Chao se lembrava da sua época de estudante. "Cerca de 20 anos atrás, eu era uma estudante como vocês e tive a oportunidade de fazer um semestre no exterior. Eu escolhi vir à Índia, fascinada pela cultura e pela religião. Eu viajei pelos vilarejos para entender melhor a cultura. Eu fiquei impressionada pela graça e simpatia do povo."
O jornal "Los Angeles Times" disse que, segundo pessoas presentes no local, os estudantes aplaudiram o comentário.
"Todos no auditório acharam que era para ser um comentário espirituoso. É normal que os estudantes aplaudam quando é feito um comentário sobre o grupo", disse o diretor de relações internacionais da universidade, T.V. Gopal.
No entanto, o comentário desagradou a alguns. O fundador do Partido PMK, S. Ramadoss, pediu ao governo que expulsasse a diplomata do país.
"[O que ela disse] é altamente condenável. Os indianos são excepcionais em muitas áreas, incluindo tecnologia da informação, surpreendendo inclusive os americanos. Não se pode tolerar que uma funcionária do governo dos EUA diga isso". afirmou Ramadoss em um comunicado, de acordo com informação divulgada pelo "Times of India".
Outros grupos políticos, incluindo o Partido Comunista, pediu que a diplomata se retirasse do consulado, de acordo com informação do "Daily News".
O consulado americano em Chennai, capital do Estado Tamil Nadum se pronunciou sobre o incidente. "Durante o discurso, Chao fez comentários inapropriados." No website, o consulado disse que a vice-cônsul pede desculpas se ofendeu alguém, pois essa não era sua intenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog