Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

De Professora para Professora ou Um email para Thais, e ainda: " NÃO GOSTO DO ENEM!"

Escrevi o email e achei bom colocar aqui. É mais uma opinião sobre o Exame. Não pretendo, com isso, denegrir o Enem , ao contrário, penso mais é em ajudar. 


Thais

Bom dia!

Vou começar o dia e estou atrasada. Respondo mais tarde , ou depois. Mas já escrevo uma coisa em redação ao ENEM - teria várias - ele é incoerente. Se você pensa que - vou-me referir a exames antigos do Enem, tá?-  pedem uma letra do Lobão - numa relação intertextual com a produção de Caetano Veloso - descobrirá que o Enem é "metido à besta", cheio a querer ser libertário ( que jeito se a letra é 'mó' difícil?) e politicamente correto. 
Surpreendem-me os erros gramaticais no enunciado. Outro dia vi uma voz passiva em Verbo Transitivo Indireto, quero dizer, feita com ele. Fora isso, o fato de Língua Portuguesa não dar o nome ao exame prejudica a nossa língua e o ensino dela. E mais: questões idiotas como querer - na  Interpretação de Textos -   saber qual a melhor ação p promover a inclusão social. Havia até a alternativa - não me lembro da data desse Enem, o ano..."ensinar o aluno a pegar o mouse". Pensa que absurdo. É primário, tendencioso, lembra-me o tempo do Milagre Brasileiro. Sei que nada disso se liga à política do Governo Lula, pois no tempo de Paulo Renato, no FHC, o ENEM já me surpreendia pela obtusidade na busca do politicamente correto. Ademais, essa pergunta ,a da inclusão, cabe mais, direcionada, ao governo e não, a jovens dos mais diversos segmentos socias.

Essa do Lobão eu analisei, superficialmente, no blog TRISTE ENEM - coloquei ontem no outro blog, está lá. Queria ter tempo para analisar todas as provas ligadas à nossa área.

Bem fico aqui, Yuri, meu cachorro de 16 anos, acordou chato, chorando, querendo comer vidro, uns cacos dum copo que quebrei ontem. Não deixei e está aqui chorando e irado...

Beijos


Rose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog