Total de visualizações de página

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Mensagem da Sra. Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza



Há 10 anos os dirigentes do mundo adotaram os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que incluíam a promessa de reduzir à metade o percentual da população mundial vivendo em extrema pobreza. Apesar dos avanços significativos desde então, o mundo não está no caminho certo para alcançar estas metas até a data limite de 2015. Os líderes mundiais, reunidos em setembro de 2010 na Reunião Plenária de Alto Nível da Assembleia Geral sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, reiteraram seu compromisso com os ODM e acordaram um roteiro para acelerar o progresso neste sentido.

No entanto, embora dia 17 celebremos o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza, cerca de 1 bilhão de pessoas no mundo inteiro – em sua maioria mulheres e crianças – vivem em condições de extrema privação, em uma negação de sua dignidade e de seus direitos.


O tema deste ano, “Da pobreza ao trabalho decente. Reduzindo a distância”, enfatiza que o combate à pobreza está relacionado à satisfação das necessidades sociais fundamentais, ou seja, educação, saúde, alimentação, saneamento, moradia e vestuário, assim como a oferta de um número suficiente de postos de trabalho. O combate à pobreza deve andar de mãos dadas com os esforços que visam garantir o exercício de todos os direitos humanos fundamentais.

O direito a um trabalho decente inclui o emprego que oferece uma remuneração adequada e uma proteção social apropriada. Pressupõe que homens e mulheres tenham pleno acesso às oportunidades de ter renda, sem qualquer tipo de discriminação, e de receber um salário igual por trabalho de igual valor.

O direito ao trabalho decente traz consigo a responsabilidade das autoridades públicas de fomentar as capacidades individuais e ampliar as oportunidades para que as pessoas possam ter empregos produtivos e devidamente remunerados.

No entanto, a crise econômica mundial erodiu o emprego no mundo todo. Ela desencadeou um súbito aumento nas taxas de desemprego, levou milhões de pessoas à pobreza e mais trabalhadores à escassez.



leia o resto aqui


http://xucurus.blogspot.com/2010/10/10-anos-dos-objetivos-do-milenio-e-o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog

Arquivo do blog